terça-feira, junho 03, 2008

Quem foram os nicolaítas

Quais eram as obras e doutrina dos nicolaítas (Ap 2:6, 15). Eu entendo que, se a origem da palavra for levada em conta, veremos que os niciolaítas são aqueles que exercem domínio clerical sobre os leigos, criando duas classes hierárquicas entre os irmãos, o que não deveria existir, pois em Cristo somos todos um reino de sacerdotes. Na maioria das denominações cristãs há um grupo de clérigos e outro grupo de leigos, em uma forte relação de interesses e conveniência. R.

Os "nicolaítas", mencionados em Apocalipse 2:6 e 15, haviam se apossado do nome do conhecido diácono Nicolau (At 6:5) e criado uma seita gnóstica e herética ainda nos dias do apóstolo João (Ap 2:6). Diziam que o que alguém faz no corpo não afeta a vida espiritual. Assim, facilmente caíam na prostituição e adultério. Sua doutrina assemelhava-se à de Balaão, que através da prostituição e do comer carnes sacrificadas aos ídolos, fez pecar os povo de Israel quando saíam do Egito (ver Ap 2:14, 15).

Como saber que lei vale e que lei foi abolida?

Estou com uma dúvida: em Levítico 19:27 fala que não era para cortar o cabelo nem aparar a barba, alguns dizem que essa lei foi abolida, mas em Levítico 11 fala sobre a alimentação e essa alimentação os adventistas ainda seguem, mas não seguem Levítico 19:27. Como vou saber o que foi abolido ou não? M.B.

Como se pode ver, a Bíblia contém diversos tipos de leis:

1. Lei Moral, ou Dez Mandamentos (Êxodo 20). Essas não podem ser abolidas, pois têm a ver com o nosso relacionamento com Deus e o próximo. Não matar, roubar, mentir, por exemplo, jamais poderão ser abolidos, pois se o fossem, haveria caos na sociedade.

2. Leis civis. Regiam a vida na sociedade hebraica (leis com respeito à guerra, escravidão, compra e venda de propriedades, delimitação de terras, casamento, divórcio, etc.). Elas se aplicavam à situação de Israel naqueles tempos, e não se aplicam às situações de hoje, salvo algum princípio extraído delas (por exemplo, não maltratar o escravo seria hoje aplicado a tratar com respeito os empregados e subalternos).

3. Leis cerimoniais. Tinham a ver com o culto e sacrifícios de animais, aves, oferecimento de frutos e farinha aos sacerdotes, etc. Todo o sistema sacrifical israelita acabou se cumprindo em Jesus, e essas leis perderam sua validade.

4. Leis de saúde (como as de Levítico 11). Tais leis visavam a saúde e o bem-estar dos israelitas. Essas leis não foram abolidas, pois o que fazia mal ao organismo de um israelita, faz igualmente mal ao organismo de alguém que vive hoje. Exemplos: não comer gordura (colesterol), não comer sangue (doenças transmitidas pelo sangue, como hepatite, aids, não comer a carne de determinados animais, etc.).

O texto em questão (Levítico 19:27) se enquadra na lei moral. É sabido que os pagãos cortavam a barba e o cabelo e os ofereciam aos deuses. Também certos tipos de cortes de cabelo identificavam o adorador de determinado deus pagão. Levítico 19:27 tem a ver com a questão da idolatria (1º e 2º mandamentos). Se hoje, algum culto pagão tiver os mesmos costumes, essa proibição ainda vale.

(Ozeas Caldas Moura, teólogo)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...