terça-feira, maio 27, 2008

Quando Satanás perdeu acesso ao Céu

Quando estávamos fazendo o ano bíblico (eu e os meus filhos), nos deparamos com os capítulos de Jó nos quais é mencionada a presença de Satanás diante de Deus juntamente com os filhos de Deus (capítulos 1 e 2). Como bem sabemos, Satanás e os anjos que o seguiram na rebelião contra Deus no Céu foram expulsos de lá (Ap 12:7-12). Ora, se foram expulsos, como foi que Satanás se apresentou diante de Deus? Ele atuava aqui na Terra e ao mesmo tempo tinha acesso ao Céu? - E.

O livro do Apocalipse fala da expulsão de Satanás do Céu em duas etapas: a primeira foi quando ele fez guerra contra Cristo (ver Ap 12:7-9). Foi uma expulsão parcial, pois, conforme o livro de Jó, ele ainda ia ao Céu acusar os justos, como fez com o patriarca Jó (ver Jó capítulos 1 e 2). A segunda etapa ocorreu quando ele matou Cristo na cruz, quando o sangue do Cordeiro foi derramado (Ap 12:11; ver também Jo 12:31-33). Essa foi sua expulsão definitiva. Depois da cruz, ele está restrito apenas à Terra (Ap 12:12). Anjos bons e seres não caídos de outros mundos podem se alegrar, pois não mais podem ser incomodados por Satanás.

Há um texto de Ellen G. White, que se refere ao Milênio, mas que lança luz sobre a obra de Satanás desde que foi expulso de sua habitação celestial:

"Restrito apenas à Terra, Satanás não terá o privilégio de percorrer outros planetas para tentar e molestar os que não caíram. Durante esse tempo, Satanás sofre extremamente. Desde a queda, suas más características têm estado em constante exercício. Mas deve ele então ser despojado de seu poder e deixado a refletir na parte que desempenhou desde sua queda, e aguardar com tremor e terror o terrível futuro, em que deverá sofrer por todo o mal que perpetrou, e ser castigado por todos os pecados que fez com que fossem cometidos.

"Ouvi aclamações de vitória dos anjos e dos santos remidos, ressoando como dez milhares de instrumentos musicais, porque não mais deveriam ser molestados e tentados por Satanás, e porque os habitantes de outros mundos estavam livres de sua presença e tentações"(História da Redenção, p. 416).

Isso indica que até a morte de Cristo (Jo 12:31-33 e Ap 12:11, 12) Satanás tinha acesso ao Céu e aos mundos não caídos.

(Ozeas Caldas Moura, teólogo)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...