quarta-feira, setembro 17, 2008

Duas histórias da Criação?

Alguém me disse que há duas versões da Criação em Gênesis. A primeira versão estaria em Gênesis 1:1-2:3. O homem foi criado depois dos outros animais (Gn 1:25-27); o homem e a mulher foram criados simultaneamente (Gn 1:27). A segunda versão estaria em Gênesis 2:4-25. O homem aparece antes dos outros animais (Gn 2:18-19); o homem foi criado primeiro, então os animais, e só depois a mulher, da costela do homem (Gn 2:18-22). É assim mesmo? - G.

Os dois relatos não se contradizem, mas se complementam, explicam e lançam luz um sobre o outro.

Primeira história (Gn 1:1-2:3) - O homem foi criado depois dos outros animais (Gn 1:25-27): correto.

O homem e a mulher foram criados simultaneamente (Gn 1:27): errado. O verso apenas diz que Deus criou o homem e a mulher à Sua imagem, sem especificar o momento da criação do casal.

Segunda história (Gn 2:4-25) - O homem aparece antes dos outros animais (Gn 2:18-19): errado. Esses versos apenas dizem que Deus trouxe os animais para que o homem lhes desse nomes.

O homem foi criado primeiro, então os animais, e só depois a mulher, da costela do homem. Gn 2:18-22.

O texto não diz que o homem foi criado primeiro. Apenas que (a) Deus criou uma auxiliadora para o homem (verso 18), (b) os animais foram levados à presença de Adão para que este lhes desse nomes (versos 19 e 20), (c) que a mulher foi formada de uma costela de Adão (versos 21 e 22). Esses fatos são apresentados, mas não necessariamente em ordem cronológica (maneira típica de um escritor hebreu, que diz algo e mais tarde retoma o assunto para explicá-lo melhor).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...