terça-feira, dezembro 02, 2008

Os reis de Apocalipse 17

Quem são os sete reis de Apocalipse 17:10? Queria saber sua ordem e quem é o oitavo rei. - J.

Sobre o assunto em questão e suas muitas hipóteses, não daria para tratá-lo exaustivamente com um simples comentário. Mas aí vão algumas considerações sobre o tema:

Esses reis ou reinos, de Apocalipse 17, são vistos pelos estudiosos bíblicos como poderes que, ao longo da história, perseguiram o povo de Deus.

- 7 reis (Ap 17:9): poderiam ser vistos como: Egito, Assíria, Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia, Roma Pagã e Roma Papal.

- “cinco caíram” (Ap 17:10): Egito, Assíria, Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia.

- “um existe” (Ap 17:10): Roma Pagã (que era o poder mundial nos dias de João, autor do Apocalipse, dominou o mundo de 168 a.c. a 476 d. C.).

- “o outro ainda não chegou” (Ap 17:10): Roma Papal (538-1798 d.C.).

- “quando chegar tem de durar pouco” (Ap 17:10): essa tradução complica o entendimento sobre o papado, visto que ele mandou no mundo de 538 a 1798 – o que não é “pouco”. A mesma expressão grega pode ser traduzida como ”ao chegar, terá um prazo limitado de atuação”, ou seja, não mandaria no mundo e nas pessoas indefinidamente. Apesar de impor sua vontade por muitos séculos, o poder papal chegou ao fim em 1798, quando o Papa Pio VI foi aprisionado pelo general Berthier, a mando de Napoleão Bonaparte.

- “a besta é o oitavo rei, e procede dos sete” (Ap 17:11): se o sétimo poder perseguidor é o poder papal, o oitavo (que dele procede) é o papado ressuscitado, ou seja, esse poder recobrará seu antigo poder perseguidor contra o povo de Deus, um pouco antes da segunda vinda de Cristo. Nas palavras de João, “sua ferida mortal será curada” (Ap 13:3).

(Ozeas Caldas Moura)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...