quarta-feira, julho 07, 2010

Jesus morreu no dia 14 ou 15 de Nisã?

No livro Questões Sobre Doutrina é dito que Jesus morreu no dia 14 do primeiro mês da calendário judaico. Tempos atrás, recebi a informação de que Ele morreu no dia 15. Qual é o dia certo? Ele não morreu no mesmo dia em que se sacrificava o cordeiro pascal? – L.

A Páscoa era celebrada da seguinte forma: “Este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano. [...] Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família [...] e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde [i.e., após o meio-dia]. [...] Naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão. [...] Nada deixareis dele até pela manhã; o que, porém, ficar até pela manhã, queimá-lo-eis” (Êx 12:2-10).

O cordeiro pascoal era morto na tarde do dia 14 de Nisã e comido, com ervas amargas e pães asmos, após o pôr-do-sol, isto é, no dia 15 (ver Comentário Bíblico Adventista, v. 5, p. 533, v. 1, p. 801). Isso significa que, se Jesus morreu no dia 14 de Nisã, então Ele celebrou a Páscoa no dia errado (um dia antes). Tem havido muita discussão entre os estudiosos da Bíblia quanto a quando Cristo comeu a Páscoa com os discípulos. O que a Bíblia diz?

As três passagens nos sinóticos (Mt 26:17, Mc 14:12 e Lc 22:7) dizem que os discípulos prepararam a Páscoa para Cristo no primeiro dia dos pães asmos. No tempo de Jesus, os judeus consideravam o dia 14 de Nisã como o primeiro dia dos pães asmos. Várias fontes antigas concordam que os judeus consideravam o dia 14 como o primeiro dia da festa: Josefo em uma passagem fala da Páscoa como uma festa que durava oito dias (Antiguidades 2.15.1) e em outra parte declara explicitamente que a festa começava no dia 14 (Guerras 5.3.1); o Talmude diz que os rabis consideravam o dia 14 como o primeiro dia dos pães asmos (Babylonian Talmud, Pesahim 5a). Ademais, os escritores evangélicos removem qualquer possibilidade de confusão ao usar expressões que confirmam que prepararam a Páscoa para Jesus no dia 14. Em Marcos 14:12, o escritor define o primeiro dia da festa como o dia em que o cordeiro era (imperfeito, indicando ação costumeira – “costumava ser”) sacrificado. E Lucas 22:7 (NVI) diz: “Finalmente, chegou o dia dos pães sem fermento, no qual devia ser sacrificado o cordeiro pascal” (grego edei, “era necessário”).

O Comentário Bíblico Adventista diz: “Pareceria mais importante que Sua morte estivesse sincronizada com a morte dos cordeiros pascais do que Seu ato de comer a Páscoa estivesse sincronizado com o tempo oficial para se participar da ceia pascal” (v. 5, p. 536). Sugere-se aqui que Cristo participou da ceia pascal no dia errado, transgredindo a lei da Páscoa: “Portanto, comemorem essa festa religiosa no dia certo, todos os anos” (Êx 13:10, BLH).

A principal razão para se tomar a posição de que Cristo morreu em 14 de Nisã são algumas passagens do evangelho de João. Mas devemos tomar a posição de que João está corrigindo os sinóticos, ou devemos buscar uma harmonia entre os quatro evangelhos? Os sinóticos dizem muito claramente que Cristo comeu a Páscoa no primeiro dia dos pães asmos, portanto seria mais fácil achar uma explicação para o que João diz do que achar uma explicação que descarte o que os sinóticos dizem.

Além do mais, Ellen White diz, em O Desejado de Todas as Nações, p. 642: “No cenáculo de uma morada de Jerusalém, achava-Se Cristo à mesa com os discípulos. Tinham-se reunido para celebrar a Páscoa. O Salvador desejava celebrar essa festa a sós com os doze. Sabia que era chegada a Sua hora; Ele próprio era o Cordeiro pascoal, e no dia em que se celebrava a Páscoa, devia ser sacrificado [no original: “on the day the Passover was eaten he was to be sacrificed”].”

O que ela está dizendo aqui é que Cristo devia ser sacrificado não no dia em que o cordeiro pascal era sacrificado, mas no dia em que ele era comido.

E, para completar, astronomicamente uma sexta-feira 14 de Nisã não é possível no ano 31; somente uma sexta-feira 15 de Nisã.

(Rosângela Lira)

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