terça-feira, junho 22, 2010

Apenas homens na genealogia de Jesus

Por que não foi registrada a genealogia de Maria (mãe de Jesus) no evangelho de Mateus? O Espírito Santo não colocou mulheres na genealogia do Antigo Testamento, apenas umas poucas aparecem na genealogia de Mateus. Por que Deus respeitaria os preconceitos judaicos? – L.

Resposta:

A razão para Mateus colocar em seu evangelho a genealogia paterna (por parte de José) foi que seu propósito era de demonstrar que Jesus é o Rei davídico, o Messias prometido, que deveria vir da linhagem real de Daví. Com esse objetivo, Mateus dá a genealogia real de Jesus (por parte de pai). Tanto que traça a linhagem de José até Salomão (ver Mateus 1:6), filho do rei Davi. Já Lucas tinha a preocupação de mostrar que Jesus é o Salvador de todas as pessoas, sem distinção de raça ou condição social. Portanto, ele nos dá a linhagem materna, chegando a outro filho de Davi chamado Natã (ver Lucas 3:31).

O fato de aparecerem poucas mulheres é que as genealogias eram feitas a partir dos homens e não das mulheres. O que contava era o pai, o avô, bisavô, etc. Sendo assim, mulheres só aparecem quando desempenham papel muito importante, como Tamar, Raabe, Rute e a mulher de Urias (chamada no Antigo Testamento de Bate-Seba).

Esse era o costume na época. De modo semelhante, em nossa cultura, podemos dizer que a gramática é machista, pois se houver mulheres e homens num grupo, serão chamados de “eles”. Pelo fato de Se utilizar também da língua portuguesa para alcançar as pessoas com a mensagem de esperança, não podemos dizer que Deus é machista. Ele vem a nós em nossa cultura e língua.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...