quinta-feira, novembro 09, 2006

Adventismo e Reforma

Sou leitor assíduo do seu blog. Admiro-o muito pela sua visão espiritual e também científica. O seu testemunho e pensamentos deixados no blog nos levam a saber da sua denominação adventista. Tenho grande curiosidade sobre a visão dos adventistas em contraste com as outras denominações vindas do primeiro passo da Reforma protestante. O que eu estava esperando era justamente encontrar um adventista assim como você, que tem uma vida fortemente pública. Não poupe sua visão! Peço de coração. Isso é algo que me traz muitas perguntas e você, como bom estudioso, poderá me ajudar. Não me tenha como crítico, pois não sou. Quero somente entender sobre o adventismo, por haver até alguns mitos envolvendo o assunto. Mas sei muito bem que somos irmãos em Cristo. - A.

Prezado irmão A.:

Muito obrigado pelas palavras de apreço e por prestigiar meu blog que, graças a Deus, tem sido uma verdadeira ferramente evangelística, motivo principal pelo qual foi criado e é mantido.

Quanto à sua curiosidade, ela é legítima. Não nasci adventista. Fui católico de berço e descobri o adventismo quando tinha 17 para 18 anos. Tomei minha decisão baseado em muito estudo da Bíblia, já que era católico praticante e muito preconceituoso em relação aos "crentes" (você pode ler mais sobre a minha conversão no e-book "Deus Nos Uniu"). Cheguei a fazer um estágio num seminário católico em SC, com vistas a tomar a decisão pelo sacerdócio. Então imagine as lutas pelas quais passei, quando decidi tornar-me crente adventista.

Bem, como adventistas, entendemos que o surgimento de nossa igreja, no século 19 (leia mais sobre isso no e-book "Adventismo no Brasil", se deveu também ao forte espírito da Reforma, que se fundamenta no "sola scriptura". Foi estudando as profecias bíblicas, tendo como única regra de interpretação a própria Bíblia, que nossos pioneiros redescobriram verdades que haviam sido sepultadas sob o pó do tempo e das tradições religiosas principalmente herdadas do catolicismo. Verdades como a volta de Jesus, um novo estilo saudável de vida, a mortalidade da alma, o santuário celestial e a vigência dos dez mandamentos, incluindo aí o sábado, passaram a ser vividas e defendidas pelos adventistas, a despeito da incompreensão de muitos.

Digo que podemos traçar uma linha histórica direta com a Refoma pelo fato de mantermos verdades basilares como a justificação pela fé, salvação pela graça e o batismo por imersão, por exemplo. Se você analisar bem, os adventistas sustentam as principais e mais importantes doutrinas mantidas pelas igrejas evangélicas tradicionais. O que nos diferencia, portanto, é o "algo a mais" que temos, como o sábado, por exemplo.

Um abraço fraterno.

(Michelson Borges, jornalista e mestre em Teologia)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...