quarta-feira, novembro 08, 2006

A guarda do sábado na região do sol da meia-noite

Sou adventista há 17 anos e uma pessoa me perguntou certa vez se eu guardo o sabado de pôr do sol de um dia ao pôr do sol do outro dia. "Então, como os cristãos adventistas que moram nas extremidades do nosso planeta guardam o sábado?" foi a pergunta seguinte. Isso porque tem época do ano em que o Sol fica meses sem se pôr. Valeu pela atenção. - C.

As informações a seguir foram extraídas da apostila “Estudos em Ciência e Religião”, do Professor Orlando Ritter:

No hemisfério norte, acima do círculo polar, vivem criaturas interessadas na guarda dos limites do sábado, conforme o mandamento bíblico. Como procedem nos “longos dias” em que o Sol não se põe ou nas “longas noites” durante as quais ele não aparece nem ao meio-dia?

O processo é simples. Nos períodos em que a claridade dura mais de 24 horas, podendo durar inclusive muitos dias, o Sol circunda o horizonte sem esconder-se. Apenas ao meio-dia está à máxima distância do horizonte e à meia-noite se encontra à menor distância do horizonte (mergulho).

Nos dias anteriores ao “dia longo”, o Sol se esconde cada vez mais tarde, para aparecer cada vez mais cedo (por exemplo, o ocaso às 23 horas e nascimento à uma hora da manhã), até que num determinado dia o seu ocaso e ao mesmo tempo o seu nascimento ocorrem às 24 horas (meia-noite) para não haver mais pôr do sol no dia seguinte.

O último pôr do sol observado foi à meia-noite e por isso os limites do sábado vão desde a meia-noite de sexta-feira até a meia-noite de sábado, tempo que é guardado como sétimo dia da semana. A posição da meia-noite pode ser determinada pelo “mergulho” do Sol e por relógios.

Durante o inverno, quando há uma noite que dura vários dias, o último pôr do sol visível foi ao meio-dia, após o qual o Sol não nasceu mais (antes desse dia, o pôr do sol ocorria cada dia mais cedo até que num dia teve lugar às 12 horas).

Nessa época os limites do sábado estão compreendidos entre meio-dia de sexta-feira e meio-dia de sábado, visto o último pôr do sol ter ocorrido ao meio-dia. Verifica-se então que o início e o fim do dia, sob o ponto de vista religioso, pode ser marcado mesmo na região do Sol da meia-noite e da noite ao meio-dia.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...