quarta-feira, junho 27, 2007

Jesus inferior ao Pai?

Gosto muito do seu blog, acho muito informativo e organizado. Ultimamente venho me questionando sobre a existência da "Trindade", sempre tentaram me explicar sobre essa doutrina mas nunca fui esclarecido e também nunca houve um conceito definido mesmo pelos que acreditam nela. Perguntas como essa do senhor "T" me intrigam a crer na existência da Trindade. Sobre sua explicação ao senhor "T" gostaria de maiores esclarecimentos de alguns tópicos. Sendo Jesus na Sua existência pré-humana Deus, mas em Sua encarnação Se auto-limitou, como então poderia Jesus realizar tantos milagres? Depois que Jesus ressuscitou, Ele teria reassumido os mesmos atributos por ser Deus, como se explica o primeiro versículo de Apocalipse, "revelação de Jesus Cristo, a qual Deus Lhe deu?" Que Deus? Ele mesmo? Aguardo resposta. - A.

Algumas consideraçãos breves:

1. Os milagres de Jesus foram feitos pelo poder de Deus Pai (ver Lucas 11:20; João 11:41-43). Ele poderia tê-los feito por Seu próprio poder, mas não o fez para ser o nosso modelo de dependência do Pai). Para alguém operar milagres não precisa ser Deus, mas pode realizá-los pelo poder divino. Pedro, Paulo e outros também os realizaram, mas pelo poder de Deus, como ocorreu com Jesus.

2. É verdade que, depois de Sua ressurreição, Jesus reassume todos os atributos que sempre tivera por ser Deus (Mateus 28:18 e Colossenses 2:9). Deve-se notar que Ele nunca perdeu nenhum atributo divino. Somente que os velou, enquanto aqui esteve.

3. Apocalipse 1:1 fala da cadeia de transmissão profética ocorrida no Apocalipse: Deus Pai - Jesus Cristo - um anjo - o apóstolo João. É interessante como a Divindade trabalha em parceria e união. Não há egoísmo entre as pessoas divinas. Se Deus Pai quisesse, Ele mesmo poderia ter dado Sua mensagem a João. Mas incumbiu a Cristo disso. Jesus, por sua vez, encarrega um anjo de levá-la até o apóstolo João.O fato de uma pessoa divina aceitar incumbência da outra não denota inferioridade, mas parceria e união. Assim é com as três pessoas da Trindade: o Pai envia Cristo ao mundo e o Espírito, depois da ascenção de Cristo ao Céu, aceita ser enviado por Ele como Seu representante. É uma subordinação funcional (papéis no plano da salvação), e não hierárquica (no sentido de um superior e outro inferior).

Sugiro-lhe a leitura do livro A Trindade, da Casa Publicadora Brasileira, para muitas informações adicionais.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...