segunda-feira, junho 04, 2007

Quem escreveu a carta aos Hebreus

Algumas pessoas afirmam em seus sermões e/ou livros que não se pode saber com exatidão quem escreveu a Epístola aos Hebreus. No entanto, Ellen G. White diz que foi Paulo. Como entender isso? - N.

Segundo o doutor em Teologia e editor da Casa Publicadora Brasileira, Ozeas Caldas Moura, quando Ellen G. White menciona que Paulo ou outro escreveu à determinada igreja, não está entrando no mérito de quem realmente fez uso da pena e tinta para pôr no papiro ou pergaminho as palavras de Paulo ou de outros escritores. É como dizer que o presidente Lula escreveu em seu discurso tais e tais coisas, quando, na verdade, na maioria das vezes, é um secretário quem o escreve.

A Sra. White menciona em Cristo Triunfante (Meditações Matinais de 2002), p. 366, que “Paulo escreveu aos Romanos...” E, então, cita as palavras de Romanos 12:18. Se olharmos Romanos 16:22, veremos que quem realmente escreveu a carta aos Romanos foi Tércio. Geralmente, Paulo não escrevia suas cartas, e, sim, secretários, também chamados de “amanuenses”. Mas, para dar validade a elas, as assinava (ver 1 Coríntios 16:21; Colossenses 4:18, etc.). A Epístola aos Hebreus difere em estilo das demais cartas de Paulo: falta-lhe o autor, os destinatários, as ações de graças ou elogio aos destinatários, e a exortação ou solicitação (esses itens, geralmente, vêm no início de cada epístola paulina). Do estilo de Paulo, só há a bênção (Hebreus 13:25).

Provavelmente, seja um sermão de Paulo, transcrito por Lucas ou um outro companheiro de Paulo que, mais tarde, a teria transformado numa epístola.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...