quinta-feira, junho 14, 2007

Predestinação

Gostaria de saber a posição da IASD sobre a predestinação, tendo em vista os inumeros textos bíblicos que confirmam essa doutrina, como romanos 9. - R.

O breve estudo que segue foi preparado pelo pastor Ozeas Caldas Moura, que é doutor em Teologia Bíblica:

Predestinar = destinar antes, com antecedência. É traçar o destino de alguém antes mesmo de ele nascer, para a salvação ou perdição.

O nome mais famoso associado à predestinação é o do reformador francês João Calvino. A seguir, analisemos os cinco pontos essenciais da teologia calvinista (HARRISON, A.W. The Beginnings of Arminianism, 1926, p. 149, 150, In: APOLINÁRIO, P. Estudo de Passagens com Problemas de Interpretação. São Paulo: IAE, 1986, p. 70-73):

1. Deus, por um decreto eterno e irrevogável, ordenou alguns dentre os homens para a vida eterna e alguns para a perdição eterna, sem qualquer consideração à sua obediência ou desobediência. Dessa maneira, os predestinados para a salvação devem forçosa e inevitavelmente ser salvos e os demais devem forçosa e inevitavelmente ser condenados.

O que a Bíblia diz sobre isso? É a própria pessoa quem determina seu destino (Jo 3:17-18 e 36) por meio das escolhas que fizer (livre-arbítrio): “Quem crer e for batizado, será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Mc 16:16).

2. Deus determinou livrar alguns da queda e da destruição e salvá-los como exemplos de Sua misericórdia, e deixar outros sob a maldição, como exemplos de sua justiça, sem qualquer consideração à crença ou descrença. Assim, os eleitos são necessariamente salvos e os réprobos necessariamente condenados.

O que a Bíblia diz sobre isso? Veja os textos de Jo 3:16; Rm 11:32 e 1Tm 2:4.

3. Jesus Cristo, o Salvador do mundo, não morreu por todos os homens, mas somente por aqueles que foram eleitos (para a salvação).

O que a Bíblia diz sobre isso?
Veja Tt 2:11; 1Jo 2:2; 2Pe 3:9; At 10:34 e 35; 17:30; 1Ts 5:9 e Ef 1:5.

4. O Espírito de Deus e Cristo atuam nos eleitos com força irresistível a fim de compeli-los à crença e salvação, mas que aos réprobos não foi dada necessária e suficiente graça.

O que a Bíblia diz sobre isso? Tt 2:11 diz que “a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens”, e At 7:51 afirma que o Espírito Santo pode ser resistido.

5. Aqueles que uma vez obtiveram verdadeira fé jamais poderiam perdê-la por completo e terminantemente.

O que a Bíblia diz sobre isso? Os exemplos de Balaão (Nm caps. 22-24), Saul (1Sm 10:6 e 9) e Demas (Cl 4:14 e 2Tm 4:10) mostram que se pode perder a fé por completo. O apóstolo Paulo fala de pessoas que “naufragaram” na fé (ver o caso de Himeneu e Alexandre, em 1Tm 1:19 e 20).

Passagens mal interpretadas sobre a predestinação:

- Is 45:7: “Crio o bem e o mal” (Deus, na verdade, permite).

- Ex 4:21 e 7:3 e 13: o endurecimento do coração de Faraó (Deus permitiu). No pensamento hebraico, tudo o que Deus permite é de Sua responsabilidade. É como se Ele causasse ou criasse.

- Rm 9:13: “Amei a Jacó, porém me aborreci de Esaú.” Aqui há a predestinação de papéis, mas isso não significava que Esaú devesse se perder.

- Sl 109:4-9: Estava Judas predestinado a trair Jesus? Não. O fato de Deus saber algo com antecipação, não significa que Ele cause isso. A onisciência de Deus não é causativa. Deus viu, séculos antes, que Judas, por livre e espontânea vontade, trairia e venderia Jesus.

Conclusão: Deus predestinou caracteres e não pessoas para a salvação ou perdição. Jo 3:16: “Quem crê ...” – Deus decretou que aqueles que nEle crêem serão salvos. “Quem não crê...” – Deus decretou que se perderão (cf. Mc 16:16).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...