terça-feira, dezembro 13, 2005

Destino determinado ou livre-arbítrio?

Como os cristãos podem falar em livre-arbítrio se é Deus quem determina o futuro? Deus já sabe tudo o que vai acontecer, por isso que papel temos nós seres humanos? Tudo já não estaria determinado? Deus sabe que vai vencer o mal; sabe que Jesus irá voltar, etc., etc. – O.

Aqui há um erro conceitual. Algo determinado é diferente de algo previsto. Deus prevê, mas nem sempre determina. Tento entender essa questão da seguinte maneira: digamos que eu tenha dez possibilidades de escolha para um caminho que deva tomar. Deus sabe o que ocorrerá comigo caso eu escolha qualquer um dos dez. E como Ele já sabe de antemão o caminho que eu vou seguir, pode prever (e antevê efetivamente) as conseqüências. Mas isso não significa que Ele esteja escolhendo por mim. As profecias prevêem o futuro, não o determinam. Se fosse assim, por que Deus perderia tempo advertindo pessoas que Ele já sabe irão se perder? Isso demonstra que, em última instância, nós é que decidimos nosso próprio destino.

Sobre a questão da previsão ou determinação, aquilo que diz respeito às atitudes de Deus, por certo já está determinado. É lógico que Deus sabe que irá vencer o mal. É lógico que Deus determinou que Jesus irá voltar e terminar com este sistema de coisas. Mas a decisão humana de fazer parte desse novo mundo, ou não, só pertence aos humanos. No âmbito macro do conflito, digamos assim, tudo está determinado. Mas no micro, ou seja, no que se refere às nossas decisões, temos páginas em branco diante de nós. A Bíblia tem inúmeras passagens que apresentam Deus propondo caminhos e escolhas aos seres humanos.

(Michelson Borges, jornalista e mestre em Teologia)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...