quinta-feira, janeiro 15, 2009

Judas comprou ou não comprou um campo?

Tenho esta dúvida há algum tempo: em Mateus 27:3-5 diz que Judas, ao sentir remorso pelo que tinha feito, “atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se”; mas em Atos 1:18 a passagem consiste em Pedro falando de Judas e sobre o qual afirma: “Ora, este homem adquiriu um campo com o preço da iniquidade; e, precipitando-se, rompeu-se ao meio, e todas as suas entranhas se derramaram; e isto chegou ao conhecimento de todos os habitantes de Jerusalém, de maneira que em sua própria língua esse campo era chamado Aceldama, isto é, Campo de Sangue.” Seria uma contradição? – G.

A Bíblia emprega, muitas vezes, esse tipo de linguagem, que é atribuir a alguém alguma coisa que foi feita por outro, mas que ocorreu por causa de uma ação direta do primeiro. Veja dois exemplos: (1) Deus diz a Davi que ele havia ferido Urias à espada, quando foram os amonitas que mataram a Urias (ver 2 Samuel 12:9 e 11:24); (2) Davi “matou dentre os siros os homens de setecentos carros e quarenta mil homens de cavalo” (2 Samuel 10:18). Na verdade, foi o exército de Davi quem fez isso (ele, no máximo, talvez tivesse matado um soldado ou outro, mas matar “quarenta mil” é impossível a um homem só, numa só batalha).

Esse foi também o caso de Judas. Como ele jogou fora as 30 moedas que recebera dos sacerdotes para que traísse Jesus, os sacerdotes as recolheram e compraram um campo para sepultura de indigentes. Mas como o dinheiro era de Judas, pode-se dizer que ele “comprou” o campo.

(Ozeas Caldas Moura, doutor em Teologia e editor na Casa Publicadora Brasileira)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...