quinta-feira, janeiro 15, 2009

O livro de Cantares

Por que Cantares foi incluído na Bíblia? Qual o valor desse livro? – M.

O livro de Cantares não é um cântico qualquer, mas é o “Cântico dos Cânticos” (shir hashîrîm, em hebraico), ou seja, “o melhor dos cânticos”, “o mais importante dos cânticos” de Salomão. O rabino Aquiba (morto em 135 d.C.) disse acerca desse cântico: “No mundo inteiro não há algo que se compare ao dia em que Cantares de Salomão foi dado a Israel. Todos os escritos são santos, mas Cantares de Salomão é santíssimo.”

Cantares é um dos menores livros da Bíblia. Tem oito capítulos e 117 versículos. Apesar de pequeno, é de difícil interpretação. Mesmo assim, é bastante popular entre judeus e cristãos. Esse livro está classificado no gênero literário Literatura Sapiencial, ou Literatura de Sabedoria – gênero que apresenta a filosofia ou a maneira de viver do povo hebreu e de outros povos do Oriente Próximo.

Os personagens principais de Cantares são o amado (talvez Salomão) e a amada, chamada de Sulamita – esta talvez seja Abisague, a Sunamita, moça de Suném, vilarejo da Galiléia, a mesma que cuidou do rei Davi quando ele estava idoso. Essa moça foi causa de briga entre Salomão e seu irmão Adonias, resultando na morte deste, conforme lemos em 1 Reis 1:1-4 e 2:13-25. A troca de “Sunamita” para “Sulamita” teria se dado para combinar com “Salomão”. Em hebraico “Salomão” e “Sulamita” têm a mesma raiz (shlm). No entanto, entre esses dois personagens principais quem mais se destaca é a amada. É ela quem toma a iniciativa e mais aparece no livro (dos 117 versos, 55 saem diretamente dos lábios dela). Como personagens secundários, aparecem ainda os guardas (5:7) e as “filhas de Jerusalém” (5:8), que fazem o coro.

O tema geral do livro é o amor. Mas que tipo de amor? Se bem que o amor platônico (sem sexo) esteja presente no livro, é o amor físico, erótico, que é ressaltado. Deve-se lembrar que a Bíblia não considera a sexualidade como algo pecaminoso. Ao contrário: a sexualidade é apresentada como um dom divino. Nossos primeiros pais foram criados seres sexuados, para procriação, companheirismo e apoio mútuo. E isso “era muito bom” (Gn 1:27, 31). “Cantares celebra a dignidade e a pureza do amor humano... é didático e moral em seus propósitos. Chega até nós neste mundo pecaminoso, em que a luxúria e a paixão mostram-se por toda parte, em que tentações ferozes nos assaltam e tentam prostrar-nos, quebrando o padrão de matrimônio dado por Deus. Cantares nos lembra de maneira particularmente bela como é puro e nobre o verdadeiro amor.”

Seis ensinamentos básicos sobre amor e sexualidade são apresentados em Cantares: (1) que o sexo é uma dádiva do Criador, (2) que o envolvimento sexual deve ocorrer com maturidade e responsabilidade, (3) que a virgindade deve ser preservada até o casamento, (4) que o amor deve ser expresso, (5) que, à semelhança de uma planta, o amor deve ser cultivado e regado, (6) que o amor verdadeiro inclui sexo, mas vai além dele, e (7) que o amor, como Deus, é eterno.

(Ozeas Caldas Moura, doutor em Teologia)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...